quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Monotemático

Quando fiz meu TCC sobre vestibulandos de medicina uma das coisas que mais me intrigava era aquela opção por anos de estudo (e tortura de cursinho) com um objetivo fixo e imutável. A pessoa optava por ser uma pessoa monotemática. Para aqueles que buscam uma vaga num curso público de medicina a vida ganha uma dimensão só, um assunto só e aos olhos dos outros parece boba.

Desde que voltei e re-entrei no ambiente São Paulo-rotina de novo, depois que baixou o calor da poeira da viagem, depois que contei dezenas de vezes as mesmas histórias sem mudar o ânimo, senti que o vírus do assunto único me tomou. E não, não é de contar a viagem, pois essa vem sempre misturada com muita curiosidade minha de saber como está tudo por aqui. Às vezes acabo uma longa conversa com alguém e ouço “nossa, mas você nem contou nada da viagem”.

Mas agora que passou a folia da chegada, que já vi quase todo mundo mais de uma vez, começam a vir as perguntas “e aí, já arrumou algum trabalho?” ou "alguma coisa em vista?"
Poxa, é claro que eu quero arrumar um trabalho. Não só porque eu preciso de grana pra me reerguer e pagar o que estou devendo, mas porque eu adoro trabalhar.
Por mais currículos que eu esteja mandando, livros que esteja lendo, fotos que esteja editando, amigos que esteja colocando o papo em dia e gerúndios no vocabulário, enche o saco estar em casa sem hora pra acordar. Eu tô na disposição.

Quando optei por pedir demissão do trabalho em abril do ano passado, eu sabia que eu estaria possivelmente abraçando essa condição de desempregado por algum tempo na volta. É diferente de ser mandado embora, não há frustração ou rejeição, só de falta de realização, o que é bem diferente. É a fase, é a fase.

E mentalizando o bem sempre, para evitar que “emprego” seja meu tema único por muito tempo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Acredito e me apego a filosofia de que um trabalho é muito mais do que se ganhar um salário, acredito e sempre procuro um trabalho que me realize não só profissionalmente quanto espiritualmente!!!!(nem sempre é possivel, mas não paro de procurar) Sabe muitas vezes as pessoas nos questionam sobre o trabalho com a simples preocupação e saber se vc está bem e não só o fato de ... e aí cara vai levantar essa bunda do sofa???...Fe vc é um super profissional, tem muito para mostrar para o mundo...pensa o seguinte... vc já fez sua parte ou esta fazendo...e pela mor...não vai se ingressar em qualquer emprego, vc merece coisa muito boa..
Bjs
Mari

Felipe Mortara disse...

Nossa, mari, que belas palavras. Comecei o dia bem!
O ego vai ter que se espremer pra passar na porta...hehehe
vamo torcendo.
tomara, tomara
bjs

Unknown disse...

O que vou dizer se aplica muito mais a mim.Mas desde a minha reprovação na UFMG tenho sim pensando muito em algo do gênero também. Expandir os horizontes e até quem sabe mudar de curso pra não cair nessa de monotemática está me parecendo a melhor das idéias pra saber o que eu realmente quero pro futuro...Talvez para nós dois né?
Abraço Felipe

Anônimo disse...

Oi Felipe!
Espero que algum ótimo emprego encontre você, porque alguém como você merece ser buscado e encontrado.
E não esquece de se valorizar, viu!
Hoje, depois dessa viagem maravilhosa, você é no mínimo uma edição muito melhorada de você mesmo...
Espero que, muito em breve, um emprego maravilhoso encontre você!!!
Bjs
Gisela