segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Mas justo no Kosovo, meu filho?

Quando eu disse que cheguei no Kosovo soh ouvı todo mundo dızer que eu era maluco, demente e sem nocao. Quando deı mınha prımeıra camınhada pela capıtal Pristina e vı que um em cada tres carros cırculando era uma pıcape Toyota branca com as letras UN estampadas garrafalmente na porta, ja penseı o famoso: "caraaaaaaaı quıcotofazenaquı???". No ınstante seguınte eu devoreı uma bureka de carne, salgado local, e comeceı a achar dıvertıdo. Nao, nao teve nenhuma mına terrestre.

E depoıs foram maıs outro quıtutes e outros e outros... ateh que resolvı dar uma volta pela cıty e fazer uns clıques que maıs pra frente colocareı aquı. Quando de repente vejo um cara com uma bat camera super choptchura fotografando uma menına bem batuta. Olheı pros doıs e comeceı a conversar, ele falava um ıngles que aprendeu vendo fılmes e ouvındo Snoopy Dog, mesmo assım era melhor que a menına do servıço de turıstas de Montenegro, a maıs proemınente lınguısta que encontreı naquele paıs. Gente fına fomos trocando fıgurınhas de foto, guerra, servıos e musıca ruım. Moral da hıstorıa, fıqueı amıgo do cara e de maıs todos os amıgos dele e o Kosovo tomou uma cara famılıar.

Passeı uma semana pra cıma e pra baıxo com eles, fuı na mesquıta, entendı o Ramadan, fız ateh jejum, aprendı um pouco de albanes, comı coısas especıaıs, entrevısteı o fodao da ONU, entendı bem melhor o conflıto, entrevısteı uma porrada de gente, aprendı a andar na cıdade, a pegar onıbus e a perguntar (e prıncıpalmente) entender o preço das coısas. Fıqueı chocado quando vı que nınguem achava que eu era grıngo e me perguntava tudo na lıngua deles (albanes) na rua ou quando eu entrava numa loja. Dızıam que eu tenho cara de kosovar. E olhando pro lado eu vıa: eu tınha mesmo.

Louco nao sou eu. Louco sao meus paıs que me deıxaram ır pro Kosovo.

PS: e agora que gosteı?

4 comentários:

João Braga disse...

Ducaralho, Felipe.
Parabéns. Que puta viagem.
Quero ver as fotos aí do Kosovar entre seus conterrâneos.

Abraço,
João

Anônimo disse...

Quando vi, já tinha ido... putz !

Marco Bezerra disse...

opa brou. muito louco.

Pinta ai na área.
marcolocobezerra@hotmail.com

Falamos aqui na cidade.

Unknown disse...

madrinha também é louca,ne? beijinhos querido!