quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Live from Kosovo - Parte 1/3

Pronto, finalmente temos imagens kosovares. Fiz uma pré-seleção e deu muitas fotos. Dei uma enxugada e ficaram umas 35. Diminui o peso delas no photoshop uma por uma e aqui vai uma parte. Quem tem blog sabe como dá trabalho subir tudo isso de imagem, ainda mais com uma conexão de um pininho de wi-fi roubado do vizinho, mas isso é problema meu. Bom, dividi tudo em 3 partes e deixo vocês agora saboreando a primeira. Vou tentar atualizar as colunas da direita. Por favor, emitam opinião sobre as colunas da direita. Supostamente elas são as que estão mais up to date na viagem.

Gostaria de dizer como quem não quer nada que realmente gosto demais quando aparecem comentários (aqui) e emails inesperados (no meu gmail). Então, se você se considera uma pessoa inesperada, apareça porque o viajante aqui se entretem demais. E pensa muito, muito mais do que você pode imaginar, nessas pessoas improváveis e de alguma forma importantes.


Junto com os amigos Edo, Tonjeta, Bardh e Suad curtindo um heavy metal de Pantera a Soufly (eu juro!) no Prístina Rock Bar. Tudo isso, claro, enchendo a cara de... chá com bolachas! Tinha que mostrar a prova. Balada surreal de Ramadan.

Suad, meu chapa com cara de chicano, matando tempo nas entediantes tardes de Prístina.

Imagem para descontrair: sósia kosovar do meu irmão Eduzinho Stryjer junto com uma van da cerveja Foster’s (ele era o representante) com uma fotona do Kelly Slater impressa. Cena surreal para uma cidade há 700km do mar e que bebe menos cerveja que a minha amiga Cíntia Lucas. (Aliás, saudações a Slater pelo seu nono título mundial. Dou graças a deus por já tê-lo visto surfar em Pipe com meus próprios olhos.

A ponte de Mitrovica separa dois países numa mesma cidade: Sérvia e Kosovo. E sim, há tensão.


Sem gracinhas na ponte.


No lado Sérvio da ponte você parece estar na Sérvia (ortodoxos), tanto pelas placas dos carros, como pelas agencias do correio, que não são as mesmas que prestam serviço aos kosovares (albaneses / muçulmanos). A pichação na parede ajuda a constatar isso.

Futebol entre grades no bairro sérvio.

Sim, eles acompanham os noticiários e tomam partido.

Gerador é um dos itens mais presentes no comercio de Mitrovica. Instabilidade de republica nova, sabe como é?

Uma das poucas igrejas intactas após o bombardeio das forças aliadas da OTAN. Estima-se que cerca de 86 foram completamente destruídas em todo o Kosovo. Sim, eu disse “aliadas”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Felipe,
Sou uma dessas pessoas inesperadas que você comentou.
Resolvi tomar essa liberdade para dizer que estou adorando acompanhar, aqui do Brasil, as tuas aventuras!
Perdoe-me, mas peguei carona nas tuas asas e te acompanho desde o início. Jamais terei oportunidade de fazer uma coisa tão maravilhosa dessas....
Aproveite cada segundo!!!Por mim e por todos nós que te acompanhamos ansiosos por novas imagens e notícias...
E se depois de toda essa demonstração de talento a Globo não te contratar, eu não entendo mais nada!!!rsrsrs Gisela.

Unknown disse...

como sempre: que delicia ouvir e ver suas andanças!
hoje é anivesario do Bruno.
beijos muito saudosos, bilu

Unknown disse...

Não sou nada inesperado penso eu mas continuo marcando presença ^^
Belas fotos kosovares e Servias e continuo com inveja hahah abração

Anônimo disse...

Olá meu amigo da 25 ...
É surpreendente como o seu blog tem o poder de inspirar e contagiar todos que leem, e que de alguma forma estimula a por a mochila nas costas ...
Acompanho de perto as suas dicas sobre dinheiro, "restaurantes" e tudo mais, mas o que mais me chama atenção é a sua descrição poética sobre a paisagem e a cultura local...
Um forte abraço de alguem que te acompanha bem de perto.
Mari

Anônimo disse...

Grande irmão! Realmente, inesperado. Tanto a minha entrada no seu blog - desculpe, o ritmo hardcoriano atualmente não me deixa tempo algum para eu dar aquele check sequer na minha famosa pasta "assuntos pessoais", essa você lembra, né [gargalhadas] - quanto a minha foto publicada. Cara, você é foda, pior que o nosso amigo aí sou eu mesmo, juro que me identifiquei de alguma forma, talvez a napa do cidadão tenha um pouquinho do sangue polonês [mais gargalhadas]. Che, amigo e brotherzásso, obrigado por lembrar de mim durante a sua maravilhosa viagem. Saudades, cara. Você é um monstrinho mesmo, quero ver quando voltar com essa bagagem toda nas costas, ninguém vai segurar esse pequeno grande garoto!!! Aproveita meu amigo [sei que é redundante dizer isso], porque o que vale nesta vida não são as comidas, bebidas, roupas, apetrechos etc, mas sim as pessoas que conhecemos nessas circunstâncias. Isso que levamos com a gente, na memória, na mente. Saudades!
Grande abraço,
Dududueedu