quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Live from Kosovo - Parte 2/3

Guerra é bom pra economia, diria George Walker...

Jack, Professor, Michael e o Dinamarquês esquisitão: o segundo velhinho é um dos caras mais respeitados e ensinou muito sobre os hábitos e a cultura dos kosovares. Conseguiu nos levar ao primeiro museu nacional, que ainda será inaugurado daqui há alguns meses.

Fumaça ao fundo da cidade, só um terreno baldio pegando fogo, mas dá para ter noção do que eram os alvos atingidos nos bombardeios de 1999.

Polícia da ONU: mais um carro para a coleção de automóveis-marketing internacionais. Essa polícia não possui hoje, de fato, nenhuma autoridade nem legitimidade para reprimir ou coibir quaisquer tipo de agressão ou infração.

Armas de guerra, brincadeira inocente nas futuras peças do novo museu.

Adem Jashari uma espécie de herói nacional. Líder do Exercito Republicano do Kosovo, lutou com mais um parceiro para proteger sua casa de 70 soldados sérvios, dos quais matou quase metade antes de ser executado. Potencial enorme para Che Guevara dos Bálcãs à medida em que a história for contada. Já há dezenas de livros e camisetas com sua imagem.

Nas grades do parlamento fotos das vítimas dos conflitos de 1997 a 1999. E muitas flores frescas, prova de que a dor não se apaga com os anos.

3 comentários:

Unknown disse...

ao olhar as fotos ja sinto um pso, imagino viver num lugar assim. Acho que vai ter flores muito tempo neste local! beijos, Bilu fa

Anônimo disse...

Felipe,
Gosto muito de ler seus relatos e ver as fotos que escolhe para colocar no blog. Fico imaginando todas as outras fotos e histórias que você tem para nos contar.... vai dar para fazer vários livros!
Beijos
Nana

Unknown disse...

Oi Felipe, literalmente é "a viagem" esse blog! e Nana tá certa, dá pra VARIOS livros, portanto continue caprichando nas fotos pra ilustrá-los com categoria! Beijos, (tia???)Tereza!