terça-feira, 26 de agosto de 2008

Harrison Ford non parla italiano, bello!

Na Itália não tem filme legendado nem no cinema, nem na tevê. Sim, pode ficar indignado ou achar que estou mentindo. Eles não ouvem inglês quase, talvez isso seja um dos fatores que ajudem a explicar a péssima qualidade do inglese parlado por aqui. Se não ouve sempre, não tem nem como ter um guia inconsciente de pronúncias e daí a compreensão do interlocutor vai pro saco.

Desde o começo da viagem, uma das perguntas do Data Mortara aos estrangeiros que tentam se comunicar em inglês era como eles comparavam o inglês falado pelos franceses com o dos italianos. A resposta pode surpreender: 67,66% dos entrevistados (precisão suíça, amici!) responderam que na terra da pasta é mais complicada a comunicação.

Acho que deve ter sido algum mecanismo mussoliniano criado para censurar a influência da cultura americana por aqui. E parece ter dado resultado porque, ainda segundo a mesma pesquisa, 81,34% dos italianos com nível superior completo não conseguem ler legendas com fluência e 78,53% deles acham que a qualidade dos dubladores compatriotas é alta e que não deve nada às vozes originais dos artistas.

Acho que as únicas amostras de legenda que eu tive aqui foram o filme Gomorra, que é falado em napolitano com legendas em italiano (velocíssimas, vale dizer) e uns programas da MTV gringa transmitidos pela MTV local.

Bom, tudo isso pra falar que eu não quero ver o novo Batman dublado em italiano. Pô, já tive o desprazer e frustração de assistir Indiana Jones parlando tutto sbagliato, transformando meu eterno herói Harrison Ford num boneco de ventrílogo. Não dá. Agora o jeito é segurar a vontade e esperar pra contemplar a já épica atuação de Heath Ledger quando voltar pro Brasa, no conforto da tevê 29” lá da sala de casa. Prefiro pagar o aluguel, a pipoca e a cervejinha. Dublado nem de graça.

Um comentário:

Anônimo disse...

Felipe,
Quando morei em Perugia havia um cineclube que passava os filmes com legendas....
Esse fenômeno da dublagem não é novo!
Beijos
Nana