sexta-feira, 27 de junho de 2008

Uma questao privada

Parece que ainda nao terminou a fase nojenta aqui no blog. Reproduzo o e-mail carinhoso e de utilidade publica que recebi do meu tio Roberto Mortara. Vale a pena.

***

Para o Felipe Querido e para quem leu seu Blog,

Do caso das privadas Italianas:

1 Bela massageada no ego do primo-tio

2 As privadas européias tem princípio de funcionamento diferente das ( Norte, Centro e Sul ) Americanas.
Aqui são sifonadas ( siphon pan ). No início da descarga a água que passa pela parte alta do tubo de descarga ( o sifão ) aspira a água e os dejetos do fundo do poço. O fim da descarga repõe a água do fundo do poço, para isolar o cheiro do esgoto.
Aí as privadas são de arraste ( washout pan, saída d'água para parede; washdown pan, saída d'água para o piso ). A água da descarga empurra a água suja e seus dejetos em direção à saída. O tubo de descarga também é sinuoso, mas só o suficiente para manter água no fundo do poço isolando o cheiro da rede de esgoto. Para funcionar ( a água da descarga empurrar a água suja ) essas privadas tem o poço fundo. Fica difícil para o sólido descer sem lambuzar as paredes. Por isso tem sempre uma escovinha do lado.
Pra ajudar, tem uma versão com um patamar seco para parada do sólido antes do poço final. A idéia é "olha a cagada que você fez", antes do despacho. Tudo em nome da saúde.

3 Na Itália estão alguns dos melhores fabricantes de cerâmica de banheiro do mundo, e os melhores fabricantes de equipamentos. São bons em desenho e em tecnologia. Boa parte das máquinas da Deca são Italianas. Mas também a Itália tem um número enorme de pequenos fabricantes. É provável que você esteja encontrando privadas de fábricas de fundo-de-quintal; que soltam lascas...

um beijo muito grande de todos nós, Rô

Nenhum comentário: